3 curiosidades sobre as Lentes de Contato Dental!

A evolução tecnológica está cada vez mais presente nos tratamentos odontológicos, funcionais e estéticos.

As pessoas buscam formas de corrigir problemas muitas vezes antigos, decorrentes de um histórico de descuido com os dentes, ou problemas recentes onde algumas técnicas modernas são mais eficientes, mais duráveis e com menos sofrimento.

E a questão estética sempre esteve presente nos tratamentos dentários. Afinal, todos nós queremos um sorriso bonito, que não precisamos esconder. Uma Lente de Contato Dental é uma técnica que nos parece – pacientes – tão simples e ao tempo é eficaz e pode proporcionar um sorriso (mais) bonito e autoestima.

O que é uma Lente de Contato Dental?

É um recurso moderno de odontologia, para fins estéticos, onde se cobre a parte frontal de um ou mais dentes com uma fina camada de material com o objetivo de devolver (ou dar) aos dentes uma aparência saudável e bonita.

Existe um desgaste (raspagem) do material externo do dente, muito pequeno na maioria dos casos, para colocação da lente de contato dental. Os materiais conhecidos para este tratamento são o dissilicato de lítio, mais resistente, e a porcelana que é mais tradicional e também com excelentes resultados.

A aplicação pode ser de camadas tão extremamente finais que, por esta razão, ganharam o nome de lente de contato dental. A avaliação do profissional é que vai definir a espessura e quais dentes podem receber a técnica.

A lente de contato dental é indicada para :

  • Dentes frontais muito separados;
  • Corrigir desarmonias visuais causadas por tamanhos ou posições incorretas de um ou mais dentes – sem interferir na posição e na estrutura deles;
  • Dentes escurecidos

3 curiosidades sobre as Lentes de Contato Dental!

1 – Lentes de Contato dental não são exclusivas para os dentes da frente!

O mais comum é a aplicação de lente de contato dental apenas nos dentes frontais, onde o incômodo estético é sempre maior.

Porém, pode acontecer nos pré-molares também – os primeiros dentes na curvatura da arcada – se o profissional e o paciente perceberem que a nova cor ficará muito diferente da cor desses.

Outra preocupação é com os dentes frontais inferiores, que normalmente aparecem menos em um sorriso, mas se o resultado destoar muito deles, é recomendado que também se faça nos dentes inferiores – o ideal é em todos os dentes frontais.

2 – Lente de Contato Dental e um tratamento planejado e de resultado de longo prazo!

Apesar de parece simples para nós, pacientes, a técnica de lente de contato dental exige um grande planejamento para dar os resultados esperados.

E o diálogo entre o dentista e o paciente é fundamental para o sucesso.

O profissional vai conversar sobre as expectativas do paciente e levar em consideração uma série de informações: cor da pele, formato do rosto, espessura dos lábios, idade, estado dos dentes, histórico de tratamentos.

A pessoa pode ter a expectativa de um sorriso de artista, mas ele pode soar falso e surtir o efeito contrário ao desejado se não forem considerados os fatores que citei antes. Também é definido se a Lente de Contato é a mais indicada ou se o paciente deve optar pela Faceta de Porcelana.

3 – Quando escolher a Lente de Contato Dental ou a Faceta de Porcelana?

O objetivo das duas técnicas é o mesmo – dar qualidade estética aos dentes. Mas cada uma pode ter indicações maiores.

As lentes de contato são mais finas e exigem um desgaste maior do dente e não exigem nenhum reparo nele. A faceta é recomendada para os casos onde o desgaste necessário é maior e em dentes escurecidos por tratamento de canal.

Em comum, são tratamentos muito rápidos para implantar e com um custo baixo de manutenção. A escolha de um deles dependerá de todo o histórico que o profissional fará antes.

 

Saiba mais sobre as lentes de contato dental.

Deixe um comentário