Entenda a tecnologia por trás dos cremes que prometem eliminar estrias e cicatrizes

Quando as pessoas estão usando cremes para reduzir ou eliminar estrias e cicatrizes, não conseguem imaginar a tecnologia que está nesses pequenos potes e vidros.

Quanto desenvolvimento está investido ali para entregar produtos de qualidade, com diversos princípios ativos de eficácia comprovada e compostos orgânicos.

O que você conhece sobre as estrias?

As estrias são cicatrizes em determinadas regiões do corpo, ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária da pele.

Elas acontecem quando há o estiramento de forma abrupta e continuada da pele, em algumas situações, entre elas:

  • Gravidez.
  • Efeito sanfona decorrente dos acúmulos e perdas de gorduras.
  • Colocação de próteses de silicone.
  • Crescimento abrupto na puberdade.
  • Uso prolongado de corticoides.

Elas são predominante nas mulheres e a partir da puberdade, mas também podem ocorrer com alguma relevância em homens a partir da mesma fase da vida – e a prática continuada de exercícios pesados também pode contribuir para o aparecimento das estrias.

Elas podem ter duas fases que estão associadas a cor: a fase avermelhada ou rósea que é a mais recente e mais fácil de amenizar ou curar, e a fase branca, com cicatrizes maiores e mais largas e mais difíceis de tratar.

Existe cura para as estrias?

Considerando as causas mais comuns, citadas anteriormente, podemos concluir que em alguns casos as estrias serão inevitáveis se houver uma predisposição da região – como a gravidez e o crescimento abrupto na puberdade.

Para as demais, o controle rigoroso do ganho ou perda de peso e o cuidado redobrado com o uso de anabolizantes e corticoides podem ajudar a evitar. Além disto, recomenda-se beber de 2 e litros de água todos os dias e usar hidratantes de prevenção.

Existe tratamento para as estrias?

É importante consultar um dermatologista para averiguar se as estrias podem ter causas endocrinológicas e, desta forma, encaminhar para o especialista para um tratamento mais profundo.

Caso contrário, os tratamentos serão por técnicas ministradas por profissionais de clínicas dermatológicas ou de estética, além de cremes e óleos com princípios ativos ou orgânicos com boa eficácia.

Principais componentes usados em cremes no tratamento de estrias e cicatrizes

Um creme eficiente no tratamento das estrias e cicatrizes deve regenerar a pele da região afetada e provocar a produção de colágeno no local.

Os princípios ativos costumam ser mais eficientes na prevenção das estrias, porém é possível obter bons resultados na correção, principalmente na fase avermelhada, que é a mais recente. Para as estrias brancas e largas, o processo de tratamento é mais lento e com chances menores de cura.

Os princípios ativos são:

Ômega 3 e 6:

São ricos em antioxidantes, com grande poder antioxidante, contribui para a melhora da textura da pele. Eles formam uma película protetora que provoca uma retenção hídrica maior, diminuindo a perda de água por evaporação.

Hydroxyprolisilane CN:

É uma molécula de hidroxiprolina de origem biotecnológica que promove uma regeneração de tecidos através do estímulo da biossíntese de colágeno, resultando em melhor aparência e maior elasticidade cutânea.

Nano Rose Hips:

São nanopartículas com o óleo de Rosa Mosqueta que possui em sua composição ativos requeridos na formação da estrutura da membrana celular da epiderme, conferindo fluidez, flexibilidade e permeabilidade cutânea.

Fatores de crescimento:

Substâncias biologicamente ativas que regulam o ciclo celular, promovendo melhora no processo de produção de colágeno e a elastina.

Vitamina C:

O uso tópico desta vitamina estimula a produção de colágeno na pele.

Hidratantes:

Importantes para manter a hidratação e elasticidade da pele, evitando que as fibras elásticas se rompam, fato que provoca o aparecimento das estrias. Eles também ajudam a melhorar o aspecto das estrias já existentes, mas não a reduzi-las. Como exemplo aqui podemos citar a Vitamina E.

Alguns ativos orgânicos são:

Ginkgo Biloba:

Combate os radicais livres e o envelhecimento da pele, alivia dores musculares e promove a vaso dilatação.

Castanha-da-índia:

Vasoconstritora e vaso protetora, adstringente, anti-inflamatória, ameniza e previne varizes e edemas.

Paullinea Cupana (Guaraná):

Promove a lipólise e relaxa os músculos, poderoso antioxidante, estimulante e energizante,.

Cammelia Sinensis:

Rica em polifenóis que agem como antioxidantes e rejuvenescedores, relaxante, antibacteriana, desintoxica a pele e promove maciez.

Colágeno:

Devolve a elasticidade da pele e mantém a hidratação profunda.

 

Você não precisa ser químico ou entender disso tudo para melhorar a aparência dessas marcas. Se tecnologia não é seu único interesse, então saiba como acabar com as estrias aqui.

 

Deixe um comentário