O custo x benefício dos Geradores de Energia

Os Geradores de Energia estão presentes em todas as atividades empresariais ao redor do mundo.

Hoje são um item obrigatório para as empresas que querem performance pelo maior tempo disponível, estamos num mundo digital onde negócios e vendas são fechados em alta velocidade e 24 horas por dia.

Os grandes e-commerce da atualidade, por exemplo, não pode correr o risco de ver suas operações fora do ar ou fisicamente paralisadas. Um clique de pesquisa traz muita concorrência qualificada, e pode significar uma venda perdida.

Gerador de Energia: seu negócio não pode parar!

Geradores de Energia são equipamentos de alta complexidade e desempenho, merecem uma atenção especial quanto à manutenção e principalmente com a definição do melhor modelo para cada situação.

Basicamente se destinam a:

  • Garantir o fornecimento contínuo de energia para aplicações que não podem sofrer interrupções – hospitais, supermercados, aeroportos.
  • Fornecer energia elétrica emergencial no caso de interrupção do fornecimento público ou em caso de oscilações fortes que podem danificar equipamentos.
  • Ser a fonte de energia em regiões onde não há fornecimento ou para fornecimento pontual – shows, feiras e exposições.

É a forma eficiente de não paralisar as atividades!

Geradores de Energia: como entender o custo x benefício

Como podemos ver, os geradores de energia, em uma operação não contínua, podem garantir o funcionamento de centrais de logística, comércio e indústria de todos os portes e negócios digitais – assegurando o funcionamento dos servidores e demais equipamentos.

Mas a escolha do gerador é muito importante para evitar custos desnecessários ou até mesmo subestimar a demanda e ter surpresas desagradáveis na hora de usar.

É preciso avaliar alguns fatores antes de escolher o melhor modelo para a sua atividade:

Potência do Gerador de Energia

Este é o principal indicador do gerador, devemos somar o consumo em watts (w) de todos os equipamentos que serão eventualmente abastecidos pelo gerador e dividir o resultado por 1000 para chegar na potência em kva.

Este resultado é a potência requerida para a sua operação. É sempre recomendo trabalhar com uma margem de 20% a 25% para cima e considerar o consumo mais alto de alguns itens quando é dada a partida (elevadores, por exemplo).

Regime de Trabalho

Definir como o gerador de energia vai trabalhar: se será a fonte principal e única ou a fonte emergencial.

Isto influenciará na escolha do combustível e consequentemente do porte de gerador.

Combustível

Esta é uma escolha fundamental, pois vai interferir diretamente no custo de operação (variação de preços entre as opções) e também no investimento.

Os Geradores a Gasolina são de pequeno porte e indicados para residências e pequenos negócios. São mais eficientes, silenciosos e adequados a lugares onde não existe opção do gerador ser instalado em uma área externa. Por outro lado, não são os mais recomendados para trabalhar por longos períodos, o combustível é o mais caro entre as opções.

Os Geradores a Diesel são os geradores mais conhecidos pela alta potência e usados em segmentos onde o uso será contínuo – hospitais, supermercados – ou em grandes empresas para o uso eventual. Usam um combustível de fácil acesso e menor custo que a gasolina e ajuda mais na durabilidade do gerador. É a linha que possui a maior variedade de modelos no mercado.

Os Geradores a Gás são os menos usados porque dependem de existir uma rede de distribuição de gás natural próxima. Além disto, têm a dificuldade de não poder armazenar o gás para uso futuro, como nos demais. Então fica muito dependente do funcionamento da rede.

Geradores de Energia: comprar ou alugar?

Nem sempre a compra de um gerador de energia é a melhor opção. Vai depender muito do regime de uso e das características do negócio.

Comprar um gerador pode ser interessante em grandes operações ou em locais onde a oferta de aluguel é pequena.

Alugar um gerador de energia é uma ótima opção para ter sempre a oportunidade de trocar por um modelo mais potente ou mais adequado quando o seu negócio crescer.

Podemos ver neste artigo que diversos aspectos podem ajudar na escolha do melhor gerador de energia e da forma de ter um. Independente da escolha, o ideal é ter a assessoria de uma empresa especializada em locação de geradores.

 

 

Deixe um comentário